quarta-feira, 27 de setembro de 2017

AS Mónaco 0 x 3 FC Porto | Trivelas & Roscas


Agora que a excitação de ontem já acalmou um bocado, vamos por as coisas em termos simples. O jogo no Principado foi a melhor exibição do FC Porto esta época, depois de a recepção ao Portimonense ter sido a melhor exibição do FC Porto esta época. Isto só pode significar uma de duas coisas: ou a equipa está a crescer ou eu ando a ver futebol de pernas para o ar. Embora menos provável, esta segunda hipótese é mais plausível do que aparenta. É que a inclusão de Sérgio Oliveira no onze - até ontem um jogador com zero minutos de competição, pouco óleo, sem pegada histórica no clube e uma expectativa reduzida de almejar uma carreira superior a Josué - foi provavelmente a aposta mais arriscada que a capital europeia dos casinos alguma vez viu. Eu, que tenho a mania que percebo alguma coisa de fruta, estava assumidamente cético. E redondamente errado. Sérgio Conceição não foi ao Louis II inventar, mas reinventar o pouco que tem, com as peças que ele conhece melhor do que ninguém e que sobrevivem a qualquer preconceito de bancada. Conceição prometeu e cumpriu. Pelo meio, deu ainda uma lição a quem ainda por vezes acredita que o futebol é uma ciência exacta. Como eu.



Andy Marega/Dwight Aboubakar: Hey, eu sei. Acho a lucidez importante e não pretendo de forma alguma comparar um dos duos jurássicos da história do futebol a esta startup promissora que Marega e Aboubakar estão a formar. Mas esta dupla de avançados, que foi levedando no FC Porto sem darmos por isso, está a dar cartas. E a sua química lembra a de Andy Cole e Dwight Yorke, o dueto sinfónico do Manchester United na década de 90. Parece-me evidente que Vincent e Moussa jogam muito melhor juntos do que isoladamente. Esse holismo ficou patente na partida frente ao Besiktas, onde o todo não foi a soma de todas as partes. Com Marega, Aboubakar ganha mais espaço para se movimentar. Com Aboubakar, Marega tem menos responsabilidade para finalizar e torna-se num jogador mais objetivo. O terceiro golo do FC Porto exemplifica o melhor que podemos esperar do maliano - processos simples e directos. Não é preciso ser-se um predestinado da bola para fazer um passe daqueles, mas é necessário possuir uma qualidade ainda mais invulgar no mundo do futebol: humildade. A humildade de saber entender o nosso papel e de resistir à tentação de absorver o protagonismo. Enquanto tivermos uma dupla que se complementa desta forma, só podemos ter motivos para estar otimistas.

Sérgio Conceição: Por várias razões. Em primeiro lugar, soube aprender com os erros da primeira jornada e percebeu que um meio-campo com dois elementos é insuficiente para equipas com caparro europeu. Em segundo, soube ler onde estava o calcanhar de Aquiles deste Mónaco de Leonardo Jardim e montar uma estratégia onde, alienando a posse, manteve o controlo durante praticamente os 90 minutos. Em terceiro, além dos milhões, dos três pontos e da tonelada de prestígio, o FC Porto trouxe de França um “reforço”: Sérgio Oliveira. E por último, Conceição deixou definitivamente uma mensagem ao plantel. Todos contam e todos jogam. Em apenas 9 partidas, sem taças, todos os jogadores (de campo) do plantel já somaram minutos. Haverá maior demonstração de confiança no grupo?

Herrera: A nação portista dá primazia a importantes parceiros, tais como Brahimi, Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles, Oliver, Aboubakar, Casillas, Danilo, Marega, Layún, Corona, Diogo Dalot, José Sá e outros parceiros não menos importantes nas vitórias do FC Porto. Há um pouco novo chefe de Estado angolano, João Lourenço, em todos nós, quando se trata de esquecer Herrera. Mesmo quando joga bem. O caso de ontem, com o mexicano a trabalhar imenso, sobretudo a nível defensivo, tendo sido crucial para engolir o miolo francês, alimentado pelo sempre genial João Moutinho. Foi também o pêndulo da equipa em grande parte das transições rápidas, aplicando uma vez mais o tal futebol pragmático que se vislumbrou contra o Portimonense e que se costuma ver nos jogos da seleção mexicana. É uma versão aprimorada de um jogador que tem muito mais sumo do que aquilo que tem dado. Talvez tenha encontrado em Sérgio Conceição o espremedor certo.


Não há, e isso por si é extraordinário. Podia pegar pela tendência público-privada deste FC Porto em abrir auto-estradas no centro quando se entusiasma em demasia no ataque, mas a verdade é que, ontem, o sector recuado esteve quase sempre imperial - com o grande contributo de Sérgio Oliveira nesse particular. Em vésperas de um clássico complicadíssimo, Mónaco deixa-nos a certeza de que o horizonte é mais azul do que a água nas praias de Monte Carlo.

@

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.